sábado, 4 de março de 2017

Carmelofolia 2017 - 27/02

As comunidades Flor do Carmelo de Santa Teresinha e Rainha do Carmelo - Fortaleza/CE reuniram-se no período do Carnaval para a realização do Carmelofolia, atividade que há 3 anos faz parte do calendário das comunidades e na qual ocorrem formações, momentos de partilha, oração e recreio carmelitano...
Neste ano, a formação principal teve como tema "O método de oração teresiano" a partir do livro Rezar com Teresa de Frei Patrício, ocd.


Início do Carmelofolia com oração e 
apresentação da programação do dia.


Na apresentação do tema, foi partilhado que no início da oração, no Método Carmelitano, é importante seguir momentos [...], como: 

Querer rezar: decisão firme, constante de querer rezar. 

Preparação remota ou opção fundamental: prepara-nos para o encontro amigo com Deus. 

Preparação próxima: estar atento a tudo o que pode nos ajudar a perceber a presença do Senhor. 

Colocar-se na presença de Deus: reavivar em nós a consciência dessa presença por meio de sentimentos de amor, de adoração e de entrega. 

Leitura: o Evangelho é o livro por excelência. 

Meditação: ruminar a Palavra de Deus. 

Colóquio afetivo ou diálogo: abrir o próprio coração ao Senhor, manifestar-lhe com extrema simplicidade o que se passa em nossa vida. 

Compromisso: nossa oração deve tornar-se vida, transformar nosso dia a dia. 

Ação de graças: agradecer ao Senhor por sua visita a nossa vida, por ter nos permitido a alegria de estar com ele, tê-lo encontrado, por ter nos amado. 

Ação: reza-se para trabalhar mais e se trabalha mais para rezar mais. O encontro com Deus deve levar o homem a assumir com maior responsabilidade e perseverança os seus compromissos.

A Espiritualidade é o jeito de viver praticamente determinada doutrina, é o espírito que anima a vida e orienta a existência de alguém. É o esforço de passar do teórico ao prático.

Qual o método da oração teresiana? O amor, a vontade de buscar a Deus e deixar-se amar por Ele. É caminhar... E os caminhos para se rezar melhor são: o silêncio, a solidão, a humildade, o desapego, a amizade, a abnegação e mortificação, a alegria, o compromisso, o viver em comunhão!




Após a manhã de formação, todos reuniram-se para partilha do almoço. Momento de fraternidade e alegria...

Almoço partilhado


No período do tarde, foi realizado um Recreio onde todos puderam expressar a alegria de ser Carmelita e de viver em comunidade. Com alguns adereços e cantando paródias foram realizadas brincadeiras e algumas dinâmicas... 

Danielle


Messias, João Paulo,
Mariza e Luciana.




Comunidades reunidas...



Regina ensaiando as paródias...


No meu Carmelo eu quero ficar (bis) / Sou de Teresa não posso negar / E pra Teresa o caminho é caminhar...


Ei você aí / Vem se alegrar aqui (bis) / Vem pra cá, aqui é bom / Você vai ver o que é contemplação / Só no Carmelo de Teresa e João / Tem muita alegria, união e oração. 

Músicos prontos para
fazer a festa!!!

Muita alegria, animação e
 "selfies"... 




Apresentação da Danielle...





Mas a alegria não se reduz a sentimentos ou gargalhadas, é muito mais profunda; é uma atitude interior. Podemos ser alegres no sofrimento, na cruz, nas contrariedades, e podemos estar tristes na saúde, no bem-estar econômico, social. A oração sempre dá alegria porque nos põe em sintonia com o Senhor, com sua vontade. Jesus veio para que nossa alegria seja completa... (Frei Patrício)

Nenhum comentário:

Postar um comentário